Comissão Europeia vai ter laboratórios de controlo de emissões

Na sequência da adoção do novo regulamento da UE relativo à homologação de veículos automóveis, a União Europeia vai passar a ter duas instalações adicionais para o controlo de emissões, designadas por VELA (Laboratórios de Emissões de Veículos), que serão operadas pelo Centro Comum de Investigação (JRC) da Comissão Europeia.

Além das emissões, as verificações incluirão também aspetos de segurança, como o sistema de travagem e a segurança dos passageiros.

As novas instalações (designadas por VELA 10 e VELA 11) irão iniciar os testes em 2020, e acrescem às unidades 1 a 9, já existentes.

Esta aposta representa uma expansão da atividade do Centro Comum de Investigação, através da sua Unidade de Transporte Sustentável, que já tem dado apoio na criação de legislação europeia e na investigação em automóveis elétricos e híbridos.

Recorde-se que em 2020 entrarão em vigor novas regras relativas à segurança e sustentabilidade de veículos. A aprovação dos veículos e os testes estarão sujeitos a maior rigor e independência. Neste sentido, a Comissão Europeia irá proceder a testes de mercado, independentemente do que for feito pelos Estados-Membros.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.