Projeto quer mitigar poluição do ar interior

O Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), no Porto, integra um projeto que visa encontrar “alternativas mais limpas” para mitigar a exposição à poluição do ar em ambientes interiores.

Em comunicado, o instituto do Porto adiantou que 15 parceiros de oito países europeus vão procurar encontrar alternativas para “combater a exposição à poluição do ar em ambientes interiores”.

“As pessoas passam cerca de 80 a 90 por cento do seu tempo em ambientes interiores, pelo que a qualidade do ar é um fator importante para a saúde pública e uma preocupação a nível europeu”, salientou o INEGI.

A primeira fase do estudo contempla mais de 200 habitações e famílias com crianças pequenas em Portugal, Suécia, Estónia, Reino Unido, Holanda, Itália e República Checa.

Citada no comunicado, a investigadora responsável pelo projeto no INEGI, Marta Gabriel, esclareceu que, recorrendo a metodologias de baixo custo como sensores, amostragem passiva e biomonitorização na urina, a equipa vai “determinar o grau de exposição a agentes agressores ambientais” a que as famílias estão sujeitas.

“Vamos prestar especial atenção a bebés e crianças pequenas, já que constituem grupos particularmente vulneráveis e passam muito do seu tempo no ambiente da habitação”, acrescentou.

Posteriormente, a equipa vai identificar as fontes responsáveis pela poluição do ar, como os materiais de construção, materiais usados no mobiliário ou produtos de limpeza, para “identificar alternativas”.

Os investigadores vão também estudar potenciais soluções tecnológicas e mudanças comportamentais para “reduzir os riscos para a saúde”.

O intuito do projeto, intitulado INQUIRE, é “dar suporte científico a decisores políticos e entidades reguladoras”, permitindo uma tomada de decisão informada, bem como a implementação de medidas eficazes para proteger a saúde dos cidadãos.

A iniciativa “apoiará a inovação nas políticas ambientais e de saúde da União Europeia, bem como o cumprimento dos objetivos do Pacto Ecológico Europeu, do Plano de Ação para uma Ambição de Poluição Zero, da estratégia europeia para os produtos químicos num contexto de sustentabilidade, e das ações relacionadas da Organização Mundial de Saúde na Europa”, acrescentou Marta Gabriel.

O projeto INQUIRE – Identification of chemical and biological determinants, their sources, and strategies to promote healthier homes in Europe é cofinanciado pelo programa Horizonte 2020 da União Europeia.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.