As medidas chave para melhorarmos a qualidade do ar

  • 30 abril 2022, sábado
  • Ar

As novas orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) no que respeita à qualidade do ar são particularmente exigentes. No sentido de se diminuir a morbilidade e a mortalidade prematura associada a elevadas concentrações de determinados poluentes, recomenda-se que os valores-limite anuais sejam, em alguns casos, reduzidos para um quarto (caso da redução do dióxido de azoto, que passa de 40 mg/m3 para 10 mg/m3.

No caso das partículas finas (PM2,5), o valor recomendado pela OMS era já particularmente exigente e bem abaixo do valor-limite anual na União Europeia (a recomendação da OMS era de 10 mg/m3 enquanto o valor-limite a atingir na União Europeia é de 20 mg/m3).

Porém, a nova recomendação fixa em apenas 5 mg/m3 o valor máximo a atingir à escala anual. No caso das partículas inaláveis (PM10), o valor recomendado pela OMS também já era mais exigente e abaixo do valor-limite anual na União Europeia (a recomendação da OMS era de 20 mg/m3 enquanto o valor-limite a atingir na União Europeia é de 40 mg/m3). A nova recomendação fixa em 15 mg/m3 o valor máximo a atingir à escala anual.

A Organização Mundial de Saúde reviu igualmente os valores recomendados para outros poluentes, mas são claramente as partículas (inaláveis e finas) e o dióxido de azoto que representam para o nosso país o maior desafio, dado estarmos, nalguns centros urbanos, em zonas de tráfego intenso, acima dos valores-limite no caso do dióxido de azoto e não muito abaixo no caso das partículas. (...)

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº133 mar/abr 2022

Francisco Ferreira

Presidente da ZERO

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@industriaeambiente.pt

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.