Água e Energia
A água é um dos fatores de produção mais importantes na agricultura e as disponibilidades de água médias em Portugal, contabilizando os recursos hídricos naturais renováveis ultrapassam os 7400 m3/ano/habitante, parecem, assim, colocar-nos numa posição invejável. A nossa vizinha Espanha conta apenas com cerca de 2400 m3/ano/habitante, mas é dela que depende cerca de metade da nossa água. Para comparação, refere-se o caso de Israel, onde o mesmo indicador apenas ultrapassa ligeiramente os 210m3/ano/habitante.
Acontece que, no nosso clima mediterrânico, quando as temperaturas sobem, a radiação solar é maior e as plantas precisam de mais água para atingir o máximo desenvolvimento, e a precipitação é praticamente inexistente. Quando as plantas mais precisam de água, a natureza não a disponibiliza.
É por este motivo que o regadio é crucial em Portugal. Apesar de termos disponibilidades médias anuais de água perfeitamente suficientes, temos um problema de desfasamento entre o momento da disponibilidade e o da necessidade de água ao longo do ano. Acresce ainda que a irregularidade, ao longo do ano e de ano para ano, é também uma característica do nosso clima que se agravará em contexto de alterações climáticas. (...)
Por José Pedro Salema, presidente do Conselho de Administração da EDIA
Artigo completo na Indústria e Ambiente nº137 nov/dez 2022, dedicada ao tema 'Agricultura – eficiência e contributo ambiental'
Outros artigos que lhe podem interessar