A agricultura portuguesa: como promover a sua sustentabilidade climática e ambiental

No actual contexto de crescente insegurança alimentar à escala mundial, Portugal vai ter de ser capaz de fazer crescer de forma significativa a produção de bens agrícolas e alimentares de qualidade reconhecida destinados aos mercados interno e externo que, contribuindo para o crescimento do valor acrescentado nacional e para uma maior segurança alimentar, sejam baseados em sistemas de produção e de ocupação e uso dos solos agrícolas e florestais economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis e territorialmente equilibrados.

A concretização desta visão estratégica vai depender, no essencial, da adopção de um conjunto coerente e eficaz de políticas públicas, capazes de promoverem um tecido empresarial agrícola e rural cada vez mais bem organizado, mais bem qualificado, mais dinâmico e mais inovador, cujas opções produtivas, tecnológicas e estruturais, sendo economicamente viáveis, se baseiem em modelos de intensificação ambientalmente sustentáveis.

O Plano Estratégico da PAC (PEPAC) nacional, que foi aprovado pela Comissão Europeia (COM) em 31 de Agosto de 2022 para ser executado entre 2023 e 2027, integra um conjunto de eixos estratégicos, domínios e tipos de intervenções, cuja arquitectura geral se pode dividir nas chamadas Arquitectura do Apoio ao Rendimento, Arquitectura Verde e Arquitectura do Investimento.

O conjunto de medidas do PEPAC nacional que constitui a respectiva Arquitectura Verde, integra os objectivos específicos a atingir e os diferentes tipos de intervenções que irão estar disponíveis para promover, no período 2023-2027, a sustentabilidade climática ambiental das explorações agrícolas portuguesas. (...)

Por Francisco Avillez, professor catedrático emérito do ISA, UL e coordenador científico da AGRO.GES

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº137 nov/dez 2022, dedicada ao tema 'Agricultura – eficiência e contributo ambiental'

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.