Treze albufeiras com menos de 40% de água no final de outubro

  • 04 novembro 2021, quinta-feira
  • Água

Treze das 60 albufeiras monitorizadas tinham, no final de outubro, disponibilidades hídricas inferiores a 40 por cento do volume total, enquanto oito apresentavam valores superiores a 80 por cento, segundo dados divulgados pelo Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

No último dia do mês de outubro e comparativamente ao mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em duas bacias hidrográficas e uma descida em dez.

Os dados indicam que a bacia do Barlavento era a que apresentava no final de outubro a menor disponibilidade de água, com apenas 13,9 por cento.

As bacias do Lima (23,4 por cento), Ave (35,9 por cento), Sado (40,8 por cento) e Mira (42,7 por cento) também apresentavam no final de outubro menor disponibilidade de água.

De acordo com os dados do SNIRH, as bacias do Guadiana (75,6 por cento), Mondego (67,5 por cento), Douro (67,2 por cento), Oeste (63,8 por cento), Tejo (60,4 por cento), Cávado (58,9 por cento) e Arade (56,5 por cento) tinham os níveis mais altos de armazenamento no final de outubro.

Os armazenamentos de outubro de 2021 por bacia hidrográfica apresentam-se inferiores às médias de armazenamento de outubro (1990/91 a 2020/21), exceto para as bacias do Douro, Mondego, Ribeiras do Oeste, Guadiana e Arade.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.