Reabilitação de área industrial contaminada por meio da aplicação de diferentes técnicas de remediação ambiental

No ano 2000, a EBP Brasil, ainda como Geoklock, foi contratada por uma empresa de autopeças do interior de São Paulo para desenvolver estudos e implantar medidas para recuperar solo e as águas subterrâneas contaminadas.

A fábrica, que estava instalada no local desde 1973, era considerada uma das principais fornecedoras de sistemas de exaustão para a indústria automotiva. E havia adotado, nas primeiras décadas de atividade, uma prática comum nas indústrias brasileiras até os anos 1990: o uso de solventes clorados.

A primeira etapa da remediação foi a remoção e destinação adequada dos sedimentos de borra de óleo que formavam duas lagoas de tratamento. Em seguida, foram desenvolvidos estudos ambientais, tanto na área interna como na parte externa da unidade, para identificar potenciais riscos associados e, a partir deles, definir e implantar medidas de intervenção para a recuperação do meio ambiente.

Foi identificado que as duas lagoas haviam provocado a contaminação das águas subterrâneas por compostos organoclorados. Adicionalmente, na antiga área de desengraxe foi detectada mais uma fonte importante de contaminação, pois ali havia um tanque de solventes clorados já desativado.

Utilizando ferramentas de avaliação de risco à saúde humana, foram definidas as Concentrações Máximas Aceitáveis (CMAs) de compostos organoclorados nas águas subterrâneas. Esses valores foram definidos para propiciar níveis seguros para a inalação de vapores em ambientes fechados, considerando o uso industrial da propriedade. (...)

Artigo completo na Indútria e Ambiente nº124 set/out 2020

Rodrigo Octávio Coelho, mestre em Hidrogeologia

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.