Pós graduação em Tecnologias Ambientais - Emissões Gasosas

  • 27 julho 2022, quarta-feira
  • Ar

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), o Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) e a Sondar.i estão a promover a primeira edição do curso de especialização na área das Tecnologias Ambientais - Emissões Gasosas. O Plano de Estudos será lecionado por docentes universitários e técnicos das empresas do Grupo ISQ.

O curso é estruturado por uma primeira parte teórico/prática, em horário pós-laboral (componente letiva), e uma segunda parte em ambiente laboral (formação prática em empresa).

O objetivo deste curso de especialização é a formação de profissionais competentes em tecnologias ambientais que são utilizadas no controlo das emissões gasosas industriais, tanto do ponto de vista técnico como científico.

O curso, com uma duração de um ano, está estruturado em dois semestres. “No primeiro semestre, o estudante adquire principalmente os conhecimentos científicos dos fenómenos físico-químicos que estão na base das composições qualitativas e quantitativas das emissões gasosas, e das legislações/normas que regulam essas mesmas emissões. Também, nesta fase inicial do curso, o estudante entra em contacto com as tecnologias usadas na implementação/controlo dos regulamentos assim como os procedimentos para o seu controlo/validação de qualidade”, explicou a FCUP em comunicado divulgado.

Já no segundo semestre, em ambiente empresarial/industrial, “o estudante irá praticar e consolidar a prática de utilização das tecnologias de monitorização das emissões gasosas e elaborar os relatórios técnicos respetivos”.

Assim, este curso pretende formar técnicos avançados nas áreas das tecnologias ambientais em emissões gasosas e estabelecer um padrão uniformizado mínimo de competências destes técnicos que se imponha no mercado.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.