Operadores reciclaram 800 mil toneladas de lamas de ETAR

  • 09 fevereiro 2021, terça-feira
  • Água

A Associação de Empresas de Valorização de Orgânicos (AEVO) e os seus associados valorizaram, em 2020, aproximadamente 480 mil toneladas das lamas de ETAR, um produto que resulta do processo de tratamento das águas residuais.

De acordo com a AEVO, este valor representa aproximadamente 60 por cento do total de lamas produzidas no ano passado em Portugal, um número em linha com o período homólogo, tendo a sua totalidade sido reutilizada na produção agrícola e florestal, consubstanciando-se assim numa atividade de grande valor ambiental que, de igual forma, contribui para uma economia e agricultura circulares.

No total, em 2020, o sector terá valorizado aproximadamente 800 mil toneladas de lamas, cujos destinos foram, maioritariamente, a valorização agrícola direta e a compostagem realizadas por operadores de gestão de resíduos (OGR) vocacionados para a reciclagem de resíduos orgânicos com destino agrícola.

Das lamas recebidas pela AEVO, a grande maioria, cerca de 400 mil toneladas, foram valorizadas através do processo de compostagem, “dando origem a um produto final de excelente qualidade”, utilizado na agricultura como corretivo orgânico.

As restantes, e após os tratamentos de higienização, foram encaminhadas para valorização agrícola direta, um valor residual explicado pelos “diversos entraves burocráticos à execução desta técnica, mais rápida e menos dispendiosa do que a compostagem”, lê-se em comunicado divulgado.

O produto resultante da valorização direta efetuada pelos OGR é entregue gratuitamente a agricultores e produtores florestais, permitindo-lhes enriquecer os seus solos sem recorrerem a adubos e fertilizantes químicos.

“Esta atividade é um exemplo perfeito de economia circular, já que transformamos um resíduo num produto que enriquece e valoriza os nossos solos. E além dos ganhos económicos para todas as partes envolvidas, desde o produtor ao agricultor, existe um elevado ganho ambiental, uma vez que ao enriquecermos os nossos solos, pobres em matéria orgânica, contribuímos para uma redução na aplicação de adubos minerais (importados)”, afirmou o presidente da AEVO Ricardo Silva.

O responsável da associação revelou ainda que as “400 mil toneladas encaminhadas para compostagem refletem já os diversos investimentos em curso por parte dos OGR, que permitiram aumentar a capacidade em quase 150 mil toneladas ao longo de 2020”.

“Tendo em conta os planos de investimentos de vários dos nossos associados, com valores superiores a dez milhões de euros, é previsível que esta capacidade possa aumentar para as 700 mil toneladas até ao final de 2022”, conclui Ricardo Silva.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.