Recuperação de materiais de ETAR com técnicas de baixo carbono
- 30 outubro 2019, quarta-feira
- Água

Tecnologia SCENA na ETAR de Psyttalia. SCENA
O projeto SMART-Plant é uma iniciativa com uma duração de quatro anos financiada pelo fundo europeu de Inovação Horizonte 2020, sendo coordenado pelo professor Francesco Fatone, da Universidade Politécnica de Marche. O projeto conta com a colaboração de 25 parceiros de nove países, sendo que o Pacote de Trabalho 4 (Integração, avaliação e validação) é liderado pelo Instituto Experimental de Biologia e Tecnologia (iBET).
O projeto foca-se na integração de tecnologias – SMARTechs – em estações de tratamento de águas residuais, de forma a reduzir as necessidades de energia, a pegada de carbono e os custos operacionais destas unidades, além de recuperar produtos ou fontes de energia que de outro modo seriam desperdiçados, como celulose, nutrientes, biogás, polihidroxialcanoatos (PHA) e biopolímeros, como bioplásticos. Após a recuperação, os produtos são transformados em commodities que podem ser comercializadas, como fertilizantes, em duas estações SMARTech de pós-processamento.
Existem sete tecnologias – SMARTechs – integradas no fluxo principal (linha de água) e no fluxo secundário (linha de lamas) das diferentes ETAR, localizadas na Holanda, Israel, Espanha, Reino Unido, Itália e Grécia.
O projeto focou-se em encerrar o circuito de economia circular em ETAR transformando ETAR existentes em instalações para recuperação de recursos de água (WRRF, na sigla original). Esta abordagem está a ser demonstrada em estações piloto e num sistema à escala real desde 2017. Cada uma das unidades SMARTech diversifica-se entre tratamento físico (filtração), químico (adsorção) e biológico (remoção de nutrients, biogás e produção de PHA). (...)
João M. Ribeiro1,2, Daniel Dias1,2, Nilay Sayi Uçar1,2, Jorge Santos1,2 e Adrian Oehmen 1,2,3
1 UCIBIO-REQUIMTE, Department of Chemistry, Faculty of Sciences and Technology, Universidade NOVA de Lisboa, 2829-516 Caparica, Portugal
2 Instituto de Biologia Experimental e Tecnologia, 2780-157 Oeiras, Portugal
3 School of Chemical Engineering, University of Queensland, Brisbane, QLD, 4072, Australia
Artigo completo na Indútria e Ambiente nº118 set/out 2019
Outros artigos que lhe podem interessar