Ministro do Ambiente anuncia 270 milhões de euros para paisagem da floresta

O ministro do Ambiente e da Ação Climática anunciou hoje que o Programa de Recuperação e Resiliência para a política da paisagem da floresta em Portugal disponibiliza 270 milhões de euros que vão ser aplicados nos seus quatro eixos.

“São 270 milhões de euros que vêm do programa de Recuperação e Resiliência para a política da paisagem da floresta em Portugal, que se divide em quatro eixos: o planeamento, a concretização das áreas integradas de gestão de paisagem, os condomínios de aldeia e o emparcelar para ordenar”, afirmou o ministro João Fernandes.

O anúncio foi feito em Castelo Branco, onde o governante se deslocou para presidir à assinatura dos primeiros 11 contratos dos projetos “Condomínio de Aldeias - Programa de apoio às aldeias localizadas em territórios de floresta”.

Cada um dos 11 municípios beneficiários – Monchique, Góis, Ansião, Oleiros, Proença-a-Nova, Penela, Silves, Lousã, Alvaiázere, Vila Nova de Poiares e Sertã – vai receber até 50 mil euros, num montante total de financiamento de 503 mil euros, valor esse que é financiado pelo Fundo Ambiental.

“Os condomínios são à volta de aldeias onde hoje existe uma grande presença de massa florestal. Mais de 70 por cento dessa aldeia tem de ser rodeada por floresta, fazer a limpeza que é obrigatória dos cem metros à volta desses mesmos aglomerados, não para ficarmos com uma terra de ninguém, sem uso, mas para aí podermos ter usos económicos que são compatíveis com a defesa da própria aldeia contra incêndios”, explicou João Fernandes.

Este projeto-piloto, que se insere na Estratégia Nacional para as Florestas do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, tem como objetivo assegurar a gestão de combustíveis à volta de aglomerados populacionais, em áreas de grande densidade florestal e de elevado número e dispersão de pequenos lugares, com maiores níveis de exposição às consequências de incêndios rurais.

A reconversão florestal à volta dos aglomerados populacionais para outros usos, desde que naturais ou seminaturais, incluindo pomares, zonas de pastagem extensiva, prados, parques ou jardins bio diversos e clareiras é uma das intervenções previstas.

O ministro acrescentou que, no âmbito do plano de recuperação económico, o Governo pretende construir 800 condomínios de aldeia nos próximos cinco anos, o que será um “projeto importante para podermos ter aldeias mais seguras e valorizar o nosso capital natural, criando riqueza para os habitantes das próprias aldeias”, concluiu.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.