Matosinhos cria charcos e aumenta a biodiversidade nas áreas verdes
A Câmara de Matosinhos anunciou a criação de dois charcos, no Parque das Austrálias e no Parque de São Brás, no âmbito de um projeto de caracterização e avaliação das massas de água das áreas verdes do concelho.
Segundo a autarquia, numa fase posterior será elaborado um Plano de Gestão destas áreas e um Plano de Ação que permita incrementar a biodiversidade do concelho.
O trabalho será desenvolvido em parceria com o CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental e a sua campanha “Charcos com Vida”, que irá estudar e mapear as massas de água urbanas, avaliando a sua biodiversidade, as principais ameaças e o seu estado de conservação.
Citado em comunicado, o investigador responsável pelo estudo, José Teixeira, explicou que “as pequenas zonas húmidas urbanas desempenham importantes funções ecológicas e ambientais, albergando uma biodiversidade notável”.
A vereadora do Ambiente da Câmara de Matosinhos, Manuela Álvares, referiu que “o estudo e o mapeamento destes locais é o primeiro passo para a sua preservação, mas também para a sua valorização ambiental junto da comunidade”.
O projeto prevê ainda a realização de ações de educação ambiental dirigidas aos cidadãos e escolas do concelho, bem como uma formação de técnicos e jardineiros de espaços verdes urbanos e técnicos de educação ambiental da autarquia para a gestão adequada das massas de água.
Outros artigos que lhe podem interessar