Guia Técnico sobre implementação de sistemas PAYT já disponível

A ERSAR disponibilizou o Guia Técnico sobre Implementação de Sistemas Pay-As-You-Throw (PAYT), que deverá contribuir para o aumento da capacitação técnica e do conhecimento sobre um sistema que se pretende que introduza não só vantagens ambientais mas também de equidade entre utilizadores e de equilíbrio económico-financeiro das entidades gestoras.

A implementação deste tipo de sistema está, aliás, prevista no PERSU 2020, embora não tenha ainda expressão em Portugal.

O guia faz uma caracterização e enquadramento dos sistemas PAYT, a nível nacional e comunitário, e também uma compilação e análise comparativa de aspetos técnicos, tecnológicos, logísticos e económico-financeiros. São analisadas as diversas etapas de implementação e o seu acompanhamento e é desenvolvido um simulador de custos articulado com o simulador tarifário. É também calculado o impacte na acessibilidade económica do serviço e nos regulamentos tarifários das entidades gestoras e desenvolvido um modelo de plano de implementação que possa ser por aquelas utilizado e adaptado.

Os autores do guia procuram desmontar a ideia de que a implementação deste tipo de sistemas é onerosa, com elevados custos de investimento e de exploração, devido à necessidade de alterar meios de contentorização e recolha e à complexidade tecnológica. De acordo com os técnicos, os custos da solução dependem essencialmente de alterações técnicas e processuais que têm de ser aplicadas aos métodos de deposição e recolha existentes. Além disso, existe alguma flexibilidade associada ao sistema, decorrente da diversidade de soluções de tarifação que acomoda.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.