A Construção e o Ambiente
Fotografia: Martti Salmi_Unsplash
(...) De acordo com o relatório da UNEP “Building Materials and the Climate: Constructing a new Future” o sector da construção é o maior produtor de gases de efeito de estufa, representando 37 % das emissões globais. A pegada carbónica do sector está essencialmente associada à produção e uso de betão, aço e alumínio, mas é também uma actividade em que se produz exorbitante número de resíduos resultantes da abertura de fundações, entulho, embalagens de materiais cada vez mais incorporados nas cadeias de valor, incentivando a sua valorização.
As actuais preocupações com o Ambiente aplicadas à construção estão expressas, significativa e simbolicamente, na reconstrução da Catedral de Notre Dame de Paris, devastada pelo fogo em 2019. A madeira para as grandes vigas que suportam os telhados provêm de florestas sustentáveis. A resiliência climática foi abordada no tratamento paisagístico das duas praças adjacentes à catedral, mitigando temperaturas excessivas e privilegiando a ligação ao Sena.
A área das nanotecnologias aplicada aos materiais de construção, bem como as tecnologias digitais, permitem já construção com impressoras 3D, abrindo novas vias de investigação e promovendo alternativas menos impactantes em termos do Ambiente e constituindo-se, socialmente, como hipóteses viáveis a curto prazo. (...)
Diretora da Indústria e Ambiente / Professora na FCT-UNL
Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@industriaeambiente.pt
Outros artigos que lhe podem interessar