Fábrica de Água de Arruda dos Vinhos candidata a CENTRO2030

  • 22 outubro 2024, terça-feira
  • Água

A reabilitação da ETAR Fábrica de Água de Arruda dos Vinhos foi adjudicada em março de 2023 pelo valor de 4 823 280 euros. Após fase de elaboração do projeto de execução e arranque da empreitada nesse mesmo ano, a “nova” Fábrica está candidata a financiamento comunitário através do CENTRO 2030.

Esta candidatura está enquadrada no plano de apoio para investimentos no Ciclo Urbano da Água em Alta que contribuam para a implementação do Plano Estratégico para o Abastecimento de Água e Gestão de Águas Residuais e Pluviais 2030 (PENSAARP 2030).

O Programa “Centro 2030” destina-se a promover a competitividade da economia, a sustentabilidade ambiental e a valorização do território e das pessoas na região, no quadro da Política de Coesão da União Europeia, o que enquadra na totalidade esta intervenção de remodelação da maior infraestrutura de saneamento de águas residuais do município de Arruda dos Vinhos.

Com o objetivo de prestar serviços essenciais eficazes, eficientes e sustentáveis, valorizando o território e assumindo a sustentabilidade da intervenção, esta “nova” fábrica de água vai ter novas etapas de equalização e tratamento, nomeadamente, ao nível do pré-tratamento, tratamento biológico e tratamento de lamas, o que permitirá capacitar e melhorar a infraestrutura para tratar a generalidade dos caudais afluentes à Fábrica de Água de Arruda dos Vinhos.

Esta empreitada, descrita como fundamental para a população e para a região, acompanha o desenvolvimento de Arruda dos Vinhos e capacita o território de infraestruturas adequadas.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.