Em Lisboa os Biorresíduos não são lixo

A legislação europeia e nacional obriga a que a Recolha Seletiva de Biorresíduos seja implementada até 2023. Porém, esta é uma preocupação da Câmara Municipal de Lisboa desde o início deste século. Com efeito, a partir de 2005, em parceria com o sistema em alta – Valorsul – os resíduos orgânicos são recolhidos seletivamente e encaminhados para valorização através da Estação de Tratamento e Valorização Orgânica (ETVO).

Lisboa foi pioneira e uma referência na prevenção e valorização de Biorresíduos em Portugal, implementando no setor da restauração e do comércio alimentar um sistema de recolha seletiva porta-a-porta de resíduos orgânicos. Complementarmente, o Município assegura a recolha seletiva porta-a-porta de resíduos de jardins em edifícios com espaços ajardinados, encaminhando-os para a Estação de Compostagem de Verdes da Valorsul.

A estratégia definida pelo município de Lisboa, ao longo dos últimos anos, permitiu a recolha seletiva, em 2018, de 28 mil toneladas de biorresíduos. De acordo com os dados da APA, em 2017 foram recolhidas seletivamente 96 mil toneladas de biorresíduos. Isto é, um só município (Lisboa) recolheu 30 % do total em todo o país.

Mais recentemente, e atenta a estratégia municipal definida, em articulação com a legislação em vigor, Lisboa está a implementar a recolha de resíduos orgânicos no setor doméstico através de dois sistemas de remoção distintos, em duas áreas de projeto-piloto. Pretende-se, assim, que sirvam de referência e expansão para o resto da cidade.

Assim, em 2019 teve início a recolha seletiva de resíduos orgânicos porta-a-porta no setor residencial e, em 2020, a recolha seletiva através de um sistema de recolha coletiva de proximidade.

Em complemento, o Município apostou, também, na separação e reciclagem destes resíduos na origem através do projeto “Lisboa a Compostar”. (...)

Carlos Dinis de SousaLúcia MeloVanessa FonsecaCatarina ValenteFilipa Penedos, Direção Municipal de Higiene Urbana, Câmara Municipal de Lisboa

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº131 nov/dez 2021, dedicada ao tema 'Biorresíduos: da recolha selectiva ao destino final'

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.