Catorze das 60 albufeiras com menos de 40% da capacidade total

  • 04 julho 2022, segunda-feira
  • Água

As bacias do Barlavento algarvio, com 13,3 por cento, e do Lima, com 18,3 por cento, eram as que tinham no final de junho a menor quantidade de água armazenada no continente, o que sucede desde o final do ano passado.

Segundo dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH), as médias de armazenamento para o mês de junho são nas bacias do Barlavento e do Lima de 71,7 por cento e de 73,5 por cento, respetivamente.

No final de junho estavam também com menor disponibilidade de água as bacias do Mira (38,4 por cento), Cávado (39,3 por cento), Arade (46,1 por cento), Sado (49,2 por cento), Oeste (54,3 por cento) e Tejo e Douro (56,3 por cento).

Já as bacias do Mondego (86 por cento), Guadiana (69,6 por cento) e Ave (62,7 por cento) eram as que tinham os níveis mais elevados.

Catorze das 60 albufeiras monitorizadas tinham, no final de junho, disponibilidades hídricas inferiores a 40 por cento do volume total, enquanto oito apresentavam valores superiores a 80 por cento, segundo o SNIRH.

No último dia do mês de junho e comparativamente ao mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em três bacias hidrográficas e uma descida em nove.

Os armazenamentos de junho de 2022 por bacia hidrográfica apresentam-se inferiores às médias de armazenamento de junho (1990/91 a 2020/21).

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

A situação de seca meteorológica agravou-se em todo o território no final de maio, com um aumento muito significativo da área em seca severa, estando agora a distribuição percentual por classes do índice PDSI (índice meteorológico de seca) a 97 por cento, quando em abril estava nos 4,3 por cento.

De acordo com o IPMA, existem quatro tipos de seca: meteorológica, agrícola, hidrológica e socioeconómica.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.