Bacias do Barlavento e Lima mantêm-se com quantidade de água muito abaixo da média

  • 02 março 2022, quarta-feira
  • Água

As bacias do Barlavento, com 14,5 por cento, e do Lima, com 19,2 por cento, mantinham-se no final de fevereiro com a menor quantidade de água armazenada em Portugal continental, segundo dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

As médias de armazenamento para o mês de fevereiro são nas bacias do Barlavento e do Lima de 75,8 por cento e de 65 por cento, respetivamente.

Em janeiro e dezembro, estas duas bacias do Barlavento e do Lima já apresentavam disponibilidades de água de 14,4 por cento e 16,7 por cento e 14,3 por cento e 22,2 por cento, respetivamente.

De acordo com os dados, no final de fevereiro estavam também com menor disponibilidade de água as bacias do Cávado (40,2 por cento), Mira (41 por cento), Sado (41,5 por cento), Ave (47,9 por cento) e Douro (50,6 por cento). Estas bacias desceram todas relativamente ao mês de janeiro.

Já as bacias do Arade (52,1 por cento), Tejo (59,9 por cento), Mondego (67 por cento) e Guadiana (76,1 por cento) tinham os níveis mais altos de armazenamento no final de fevereiro.

Treze das 60 albufeiras monitorizadas tinham, no final de fevereiro, disponibilidades hídricas inferiores a 40 por cento do volume total, enquanto sete apresentavam valores superiores a 80 por cento, de acordo com o SNIRH.

No último dia do mês de fevereiro e comparativamente ao mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em sete bacias hidrográficas e uma descida em cinco.

Os armazenamentos de fevereiro de 2022 por bacia hidrográfica apresentam-se inferiores às médias de armazenamento de fevereiro (1990/91 a 2020/21), exceto para a bacia do Arade.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.