ETA da Asseiceira 0%

O setor da água terá, nos próximos anos, um novo e enorme desafio de otimização na utilização de recursos, na transição para uma economia menos dependente de energias fósseis - desenvolvendo o potencial de produzir energia a partir de fontes renováveis – na maximização da eficiência energética e utilização de materiais e recursos naturais (circularidade).

Consciente deste desafio, a EPAL, com mais de 50% dos custos operacionais no consumo de energia elétrica (150 GWh/ano), desenvolveu um plano de ações para valorização dos recursos energéticos endógenos disponíveis e para melhorar o seu desempenho energético no conjunto das suas infraestruturas.

O projeto iniciou-se em 2016 na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Asseiceira e operacionalizou a estratégia que tem sido implementada na EPAL e que inspira iniciativas como o Programa Zero, do Grupo Águas de Portugal.

A Estação de Tratamento de Água de Asseiceira, a maior ETA portuguesa, com uma capacidade de produção instalada de 625.000m3/dia, fornece água à cidade de Lisboa e a um conjunto alargado de outros municípios, abastecendo cerca de três milhões de habitantes.

A tendência para o aumento dos custos com energia e a responsabilidade na redução das emissões de gases de efeito estufa levaram à implementação de um Sistema de Gestão de Energia (SGE) (ISO 50001), baseado na norma NP EN ISO 50001, e posterior certificação por uma entidade externa. Para esta infraestrutura, o SGE preconiza um objetivo ainda mais ambicioso: garantir a neutralidade energética naquele que será o primeiro caso de estudo nacional e um dos primeiros no mundo dessa magnitude.

O compromisso de promoção da melhoria contínua no desempenho energético e de descarbonização das suas operações determinou a elaboração de um programa de neutralidade com uma equipa interna multidisciplinar, promovendo o “Programa ETA da Asseiceira 0%”. (...)

Artigo completo na Indútria e Ambiente nº125 nov/dez 2020

Pedro Fontes

Diretor de Inovação e Desenvolvimento na EPAL

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@industriaeambiente.pt

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.