ETA da Asseiceira vai ser 100% autossustentável em energia

A estação de tratamento de água (ETA) da Asseiceira, localizada no concelho de Tomar, vai produzir toda a eletricidade que consome. A EPAL anunciou a construção de uma central hidroelétrica na ETA por onde passa toda a água que fornece os habitantes da Grande Lisboa.

A central adjudicada, cuja construção custará cinco milhões de euros, fará da Asseiceira “a primeira ETA do mundo 100% autossustentável em energia sem recurso a painéis fotovoltaicos”, declarou a empresa em comunicado.

A ETA da Asseiceira recebe água da albufeira de Castelo de Bode, e por aquela instalação passam anualmente 160 mil milhões de litros de água que serve para consumo humano.

“A central hidroelétrica da ETA da Asseiceira produzirá energia elétrica turbinando a água nas condutas que transportam água para Lisboa, permitindo que a ETA atinja a neutralidade energética, assim como a Estação Elevatória de Castelo de Bode”, referiu a EPAL.

A instalação não só reduzirá as emissões de carbono ao produzir a própria eletricidade que lhe permite funcionar, como também ficará melhor equipada para resistir a tempestades ou outros fenómenos que afetem a distribuição de energia, uma vez que a ETA e a estação elevatória ficarão ligadas através de uma linha elétrica dedicada, que passará debaixo do chão.

Até setembro, a EPAL adjudicará cerca de 19 milhões de euros em investimentos de eficiência energética e produção de eletricidade, incluindo uma segunda minicentral hidroelétrica na Estação Elevatória de Vila Franca de Xira.

Globalmente, a EPAL vai investir 70 milhões de euros para conseguir produzir toda a eletricidade que consome até 2025.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.