ETA da Asseiceira vai sofrer obras de eficiência energética

A EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres lançou um concurso que visa a empreitada de beneficiação da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Asseiceira, em Tomar, no âmbito do ‘Programa Asseiceira 0%’. O valor base do concurso é de 2.200.000 euros.

A EPAL desenvolveu um “plano de gestão de energia baseado em hipóteses para maximizar a utilização de energia dos ativos endógenos e dos recursos, de forma a racionalizar o consumo e melhorar o desempenho energético global”.

No caso da ETA da Asseiceira, o objetivo definido foi “transformar esta instalação de abastecimento de água na primeira 100% autossustentável em energia em Portugal - e uma das primeiras no mundo com esta dimensão - representando assim uma referência no setor”, lê-se no site da empresa.

Segundo a EPAL, a ETA da Asseiceira é a maior do país, apresentando uma capacidade de tratamento de 625.000 m3/dia. Fornece água a cerca de um terço da população portuguesa, abrangendo mais de três milhões de habitantes na cidade de Lisboa e nos municípios envolventes.

As candidaturas ao concurso público podem ser apresentadas até 29 de junho e os concorrentes são obrigados a manter as respetivas propostas por 180 dias após essa data. O critério de adjudicação é a relação qualidade/preço.

Consulte o anúncio em https://dre.pt/application/conteudo/132783797

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.