AgroGrIN Tech - Spinning food waste into sustainable nutraceutical ingredients

É cada vez mais insustentável: todos os anos, são despejados no lixo mais de mil milhões de toneladas de alimentos em todo o mundo. Responsável por uma parte substancial deste desperdício, está a cadeia de valor alimentar. Além do desaproveitamento, as empresas deste setor despendem milhões de euros no tratamento e deposição dos resíduos alimentares. Práticas que são insustentáveis para o ambiente e para a própria economia.

A AgroGrIN é uma empresa que, através da sua tecnologia verde patenteada e do seu processo industrial exclusivo, contribui para alterar o processo linear de produção alimentar existente para um processo circular, uma vez que permite a separação de moléculas específicas presentes nos resíduos e a sua transformação em extratos concentrados de enzimas e/ou vitaminas, sumos em pó e farinhas de fruta e vegetais.

A start-up, que tem como principal foco a produção de ingredientes sustentáveis e de etiqueta limpa através da reutilização de subprodutos e resíduos provenientes das indústrias produtivas e de processamento de frutas e vegetais, permite a criação de novos alimentos de alto valor comercial através da promoção do upcycling destes alimentos.

Uma das vantagens da AgroGrIN Tech é gerar valor com tudo – mesmo tudo, uma vez que a abordagem adotada está assente no conceito do “resíduo zero”. No fundo, segue um conceito de bio-refinaria, mas em vez de produzir biocombustíveis, orienta os processos para a transformação dos resíduos alimentares para a indústria alimentar ou nutracêutica. Esta solução pode ser aplicada em todas as frutos e vegetais, permitindo extrair um composto bioativo que tenha valor de mercado na indústria alimentar ou cosmética. (...)

Débora Campos, doutorada em Biotecnologia, Tecnologia e Engenharia Alimentar, Ana Vilas Boas, engenheira alimentar, e Ricardo Gomez-García, engenheiro químico

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº131 nov/dez 2021, dedicada ao tema 'Biorresíduos: da recolha selectiva ao destino final'

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.