Abertas as candidaturas para a 11ª edição do Prémio APREN

FOTO AMERICAN PUBLIC POWER ASSOCIATION/ UNSPLASH

O Prémio APREN visa distinguir as melhores dissertações académicas, escritas em português ou inglês, relacionadas com o desenvolvimento e a utilização de energia de origem renovável, realizadas em instituições de ensino superior de Portugal. As candidaturas estão abertas até 23 de janeiro

As dissertações, que podem ser de alunos de mestrado ou doutoramento, “deverá estar relacionado com a eletrificação direta e indireta com base em recursos de origem renovável, nomeadamente através da promoção do desenvolvimento do sector da eletricidade a partir de fontes de energia endógenas e renováveis e a descarbonização dos setores difíceis de reduzir a pegada de carbono, as tecnologias associadas e utilização e a minimização do impacte ambiental ao longo da cadeia de valor”, lê-se no regulamento. Encontram-se abrangidas “todas as dissertações relacionadas com o desenvolvimento do setor renovável, incluindo as infraestruturas de transporte e distribuição, a geração centralizada e descentralizada, os mecanismos de flexibilidade de gestão de sistemas elétricos, o armazenamento, novos modelos de negócio e de partilha de energia renovável e novas abordagens regulatórias enquadradas pela necessidade de fomento da descarbonização da economia e do aumento da eficiência energética”.

Só podem ser apresentadas dissertações concluídas, aprovadas e classificadas entre 1 de dezembro de 2024 e 30 de novembro de 2025. A APREN aceitará um máximo de 45 dissertações. 

O júri, presidido por Jorge Vasconcelos, da Newes, avaliará as propostas segundo critérios de robustez técnica e científica; qualidade da tese e da apresentação; caráter inovador; e potencial e relevância do tema.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.