Plano-piloto de prevenção de incêndios florestais

O Instituto Nacional de Conservação da Natureza e Florestas foi encarregue pela tutela de desenvolver uma proposta de Plano-Piloto de prevenção de incêndios florestais, de valorização e de recuperação de habitats naturais no Parque Nacional Peneda Gerês (PNPG), em consonância estreita com o Plano de Valorização do parque, e em articulação direta com a CCDR-Norte e a Associação de Desenvolvimento das regiões do PNPG (ADERE- PG).

Potencial produtivo, informação à população e restauro da biodiversidade

O plano foi delineado para complementar, de forma significativa, as ações incluídas no Plano de Valorização, no âmbito das linhas de atuação respeitantes ao Eixo de Conservação da Natureza, ao Restauro ambiental de zonas degradadas, ao Planeamento, proteção e recuperação da flora, da fauna e dos habitats, ao Planeamento dos recursos naturais, ao Eixo do Desenvolvimento Socioeconómico, à Valorização dos recursos endógenos e das atividades tradicionais, ao Desenvolvimento dos sistemas de informação e comunicação, ao Eixo da participação social, à Informação pública e participação social e à Capacitação e sensibilização.

Outro dos atributos do programa será a definição das medidas extraordinárias de restauro da biodiversidade e do potencial produtivo, tendo em conta as consequências dos incêndios florestais que têm assolado o país, nomeadamente este ano.

O plano vai também centrar-se na informação à população sobre as alterações a efetuar, de modo a criar um clima de confiança relativamente ao impacto que se espera da medida.

A promoção de ações tendentes à valorização económica dos recursos endógenos será outro dos eixos orientadores, e irá incidir sobretudo na fileira agrossilvopastoril, como condição necessária para qualificar o sistema económico local.

É também intenção dos promotores do plano-piloto por em prática algumas ações, já em 2017, com vista ao restauro de áreas ardidas, bem como promover a implementação de medidas constantes dos instrumentos de ordenamento e de gestão territorial e florestal.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.