Ecotrophelia Portugal premeia a inovação do meio académico no setor agroalimentar

O prémio Ecotrophelia 2017 vai ser lançado pela PortugalFoods e pela Federação das Indústrias Portuguesas AgroAlimentares (FIPA), com o objetivo de premiar a inovação do meio académico no setor agroalimentar.

O prémio Ecotrophelia visa o desenvolvimento de um produto alimentar eco-inovador a ser desenvolvido por um grupo de alunos de licenciatura, pós-graduação e/ou mestrado, com menos de 35 anos e que integrem uma equipa de dois a dez elementos. O produto deve ter em conta critérios como as propriedades nutricionais e organoléticas (como sabor, cor e aroma), o seu potencial e relevância comercial e a sua reprodutibilidade industrial.

A iniciativa, além da experiência proporcionada aos estudantes, visa igualmente promover uma melhor utilização dos recursos, aproximando o meio académico da indústria e possibilitando futuras parcerias.

Com a coorganização da PortugalFoods e da FIPA e o apoio de vários patrocinadores ligados ao setor, o Ecotrophelia Portugal vai realizar-se em duas fases. A primeira fase compreende uma ronda nacional em que os estudantes submetem a candidatura do seu projeto, sendo posteriormente alvo de avaliação por um painel de personalidades do setor. A segunda fase contará com a participação do vencedor português que irá representar Portugal na competição europeia.

Prazos

As candidaturas devem ser submetidas até 13 de abril;

Até 28 de abril o Comité de pré-seleção delibera e divulga as equipas que avançam para a competição nacional;

Até 12 de maio, os selecionados terão de enviar 5 exemplares da embalagem do produto desenvolvido. Este é também o prazo de comunicação à organização do equipamento necessário à preparação e/ou confeção do produto;

A 26 de maio decorre a competição Ecotrophelia Portugal 2017, com apresentação oral dos projetos ao painel de jurados e mostra dos produtos desenvolvidos;

A 22 e 23 de novembro decorre a competição Ecotrophelia Europa 2017.

Consulte aqui mais informação.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.