Techtextil 2026 destaca inovações têxteis sustentáveis para a indústria

D.R.

Christina Genet

A feira apresentou soluções diversas, desde uma plataforma de rastreabilidade de têxteis até uma tecnologia de reciclagem têxtil com recurso a enzimas, passando por uma cobertura para controlo da erosão do solo.

Entre os dias 21 e 24 de abril, a cidade de Frankfurt am Main na Alemanha acolhe uma nova edição da Techtextil, uma das principais feiras internacionais de têxteis técnicos para aplicações industriais. Com cerca de 1500 expositores, o evento reúne empresas, fabricantes e industriais com soluções inovadoras para uma grande variedade de setores. Entre os 180 países representados, conta-se também Portugal, nomeadamente através do CITEVE, o Centro Tecnológico de Indústrias Têxtil o do Vestuário de Portugal.

A investigadora do CITEVE, Jéssica Antunes, aproveitou a feira para apresentar, no âmbito do Techtextil Forum, o projeto be@t, um consórcio que reúne cerca de 55 parceiros internacionais, incluindo o LNEG e a Universidade Nova de Lisboa.  Lançado em 2022, o projeto tem como objetivo o desenvolvimento de novos biocompósitos à base de celulose de origem florestal, que poderão ser utilizados na criação de revestimentos e laminados sustentáveis, substituindo materiais petroquímicos convencionais. Para tal, os investigadores realizaram a hidrólise enzimática de biomassa florestal residual lignocelulósica, utilizando por exemplo casca de eucalipto, e converteram posteriormente os açúcares obtidos através de fermentação bacteriana em bioplásticos (PHA).

Com a inovação EosEco™, a start-up australiana Samsara Eco contribuiu igualmente para o desenvolvimento de materiais de forma mais sustentável e venceu o Techtextil Innovation Award 2026 na categoria New Recycled Materials & Recycling Technologies. A empresa desenvolveu uma tecnologia de reciclagem que utiliza enzimas “degradadoras de plástico” criadas com recurso à inteligência artificial. Estas enzimas são concebidas para reconhecer e decompor diferentes tipos de plásticos ao nível molecular. Uma vez despolimerizado o plástico, o processo separa os monómeros resultantes de impurezas, como corantes ou aditivos, permitindo assim a produção de novos plásticos. O método, repetível e com baixa pegada de carbono, visa ultrapassar os desafios que persistem nas tecnologias convencionais de reciclagem de têxteis compostos por plásticos mistos e tingidos.

Por outro lado, a plataforma digital tex.tracer pretende promover maior transparência, rastreabilidade e sustentabilidade na indústria têxtil, disponibilizando dados sobre as diferentes etapas da cadeia de abastecimento. Além disso, o site apresentado na Techtextil 2026 fornece informação sobre o impacto ambiental das peças, analisando dados relativos ao seu ciclo de vida e às emissões de carbono associadas ao processo de produção. As Life Cycle Assesments (LCAs) realizadas pela tex.tracer recorrem à base de dados SimaPro e são efetuadas através da bAwear Score. Os resultados podem ser utilizados diretamente na geração do passaporte digital de produto, promovido no âmbito da estratégia ambiental da União Europeia. 

Dado que os produtos têxteis têm aplicações muito para além do vestuário, a empresa turca Geomas Geokompozit, conhecida pelas suas soluções de engenharia geotécnica, marca igualmente presença na Techtextil 2026. Entre as suas principais inovações destacam-se os produtos GeoMat, coberturas para controlo de erosão. Fabricadas à base de poliamida e polipropileno, estas soluções são utilizadas para prevenir a erosão do solo, regular o escoamento da água e facilitar o enraizamento das plantas. Os produtos são concebidos para serem resistentes e permeáveis à água, podendo ser aplicados em projetos de paisagismo e infraestruturas.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.