Zona costeira de Sines tem "elevada qualidade ecológica"

A Águas de Santo André apresentou o Programa de Monitorização do Ambiente Marinho que revelou que a zona costeira de Sines tem uma elevada qualidade e diversidade ecológica dos habitats em todos os locais amostrados, designadamente o meio aquático onde é efetuada a descarga proveniente da ETAR de Ribeira dos Moinhos, via emissário submarino.

Segundo comunicado divulgado pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), o estudo, que teve a duração de dois anos (entre 2018 e 2020), incluiu a recolha de amostras de água e sedimentos no mar para determinar o impacte tanto ao nível da qualidade da água, como da preservação dos ecossistemas.

“Para além de revelar que não existe qualquer toxicidade na água, a monitorização demonstrou que os contaminantes orgânicos (fenóis, óleos e gorduras, hidrocarbonetos) e os sólidos suspensos encontram-se muito abaixo do valor limite de referência”, lê-se em comunicado.

No que diz respeito à avaliação de microbiologia (Escherichia coli), o valor máximo nas amostras foi de um UFC (Unidade Formadora de Colónias), também este muito abaixo do valor de referência para o nível de qualidade excelente das águas balneares (250 UFC), informou a associação.

Assim, não foi registada degradação da qualidade do meio aquático, o material sedimentar foi classificado como limpo, não houve perturbação das comunidades bentónicas, bem como qualquer efeito adverso, para as espécies estudadas, provocado pelas descargas do Emissário Submarino.

A Águas de Santo André anunciou ainda que vai investir 30 milhões de euros na modernização e resiliência das infraestruturas, na economia circular e na eficiência energética na região, com o intuito de “aumentar a qualidade de vida das populações que serve”.

Este valor abarca projetos como a remodelação da ETAR de Ribeira dos Moinhos, a construção da nova conduta adutora de água industrial entre a ETA de Morgavel e o reservatório de Monte Chãos, e ainda a remodelação da ETA de Morgavel.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.