Webinar sobre gestão do abastecimento de água em tempo de pandemia

A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), através da Comissão Especializada de Sistemas de Distribuição de Água (CESDA), está a promover o webinar “A Gestão do Abastecimento de Água em Tempo de Pandemia”, que está agendado para o dia 23 de outubro, às 10 horas.

A sessão online tem como objetivo tratar a evolução dos consumos, roturas e perdas de água na fase de confinamento.

“Sendo a pandemia de COVID-19 talvez a maior provação dos tempos modernos à saúde pública, e tendo em conta que o mundo praticamente parou, mas a Água continuou a correr em todas as torneiras, ficou claro que alguns setores, incluindo o de abastecimento de água e saneamento, não puderam suspender atividade, visto serem essenciais”, lê-se em comunicado.

Segundo a APDA, as entidades gestoras nacionais prepararam “da noite para o dia” cautelosos planos de contingência, adaptados às circunstâncias que todos os dias se alteravam, e ainda alteram, havendo um conhecimento muito escasso relativamente ao surto da doença e às consequências que provoca. “Tornou-se imperativo então manter a atividade e a laboração diária, adaptada a uma realidade desconhecida”, acrescentou a associação.

Assim, o programa irá abordar diversas questões, nomeadamente como gerir um sistema à distância, como operar as atividades maioritariamente de índole operacional e “on-field”, como reparar todas as avarias para que o serviço nunca falhe, como lidar com as grandes variações dos consumos, como continuar a controlar as perdas de água e continuar a ler contadores e a faturar, como assegurar a integridade física dos colaboradores todos os dias no terreno, como mover uma estrutura inteira de backoffice para teletrabalho e não perder rendimento, e como assegurar a sustentabilidade das entidades gestoras.

A sessão contará com a presença de representantes das diversas entidades gestoras, tais como Vimágua, EPAL, Águas do Norte, SIMAR de Loures e Odivelas, Águas de Cascais, SMAS de Sintra, EMAS de Beja, INDAQUA, ARM – Águas e Resíduos da Madeira, Águas do Porto, SIMAS de Oeiras e Amadora, Infraquinta e Águas de Gondomar.

A participação no evento é gratuita, mas carece de inscrição, que poderá ser efetuada através do formulário disponibilizado online.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.