Webinar: Eficácia dos telhados verdes na mitigação de cheias urbanas

  • 04 maio 2021, terça-feira
  • Água

A ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável promove, todas as quintas-feiras às 21h30, a Meia-Hora de Bom Ambiente. Na próxima sessão, dia 6 de maio, o tema é a “Eficácia dos telhados verdes na mitigação de cheias urbanas”.

De acordo com a associação ambientalista, a urbanização resulta em mudanças na cobertura do solo que alteram o ciclo hidrológico das cidades, principalmente pelo aumento da área impermeabilizada e, com isso, pela redução da capacidade de interceção, armazenamento e infiltração das águas pluviais.

“As soluções baseadas na natureza (nature-based solutions; NBS), i.e. soluções para desafios sociais inspirados e apoiados pela natureza, podem contribuir para a mitigação do risco de cheias em áreas urbanizadas, restaurando as funções hidrológicas”, referiu a ZERO em comunicado divulgado.

“No entanto, os efeitos dos NBS na mitigação do risco de cheias são complexos e podem diferir substancialmente com o tipo de NBS”, acrescentou.

A ZERO elaborou um estudo e avaliou a eficácia dos telhados verdes na mitigação de cheias, com um caso de estudo para a cidade de Eindhoven (Países Baixos). Segundo a associação, os resultados mostraram que os telhados verdes são eficazes na redução da área inundada, profundidade e velocidade da inundação. A eficácia dos telhados verdes depende, no entanto, da localização e extensão dos mesmos, bem como da intensidade do evento.

Esta sessão, que será transmitida através da página de Facebook da ZERO, contará com a presença do investigador UNaLab no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, na Universidade de Aveiro, Peter Roebeling, e a moderação estará a cargo de Ana Serrão da ZERO.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.