Volvo tem mais uma fábrica que utiliza 100% de energia renovável

A empresa automóvel Volvo Cars assinou o contrato para o fornecimento de eletricidade proveniente de fontes renováveis para a maior fábrica da marca na China. A Volvo irá reduzir as emissões de dióxido de carbono em mais de 11 mil toneladas por ano.

Com este novo contrato, a empresa automóvel eleva para 80 por cento de utilização de energia renovável a nível global na sua rede de produção, que pretende “tornar o seu processo de produção neutro nas emissões de carbono até 2025”, lê-se em comunicado.

Esta meta faz parte de um plano ambiental mais amplo, que tem como objetivo a redução da pegada de carbono por automóvel em 40 por cento entre até 2025, sendo que a Volvo anunciou a sua intenção de atingir a neutralidade de emissões de carbono até 2040.

"Temos a ambição de reduzir a nossa pegada de carbono através de ações concretas e tangíveis. Garantir um fornecimento de eletricidade totalmente renovável para a nossa maior fábrica na China é um marco significativo e sublinha este nosso compromisso", disse o responsável de qualidade e operações industriais, Javier Varela.

A fábrica de Chengdu, na China já era alimentada por 70 por cento de energia renovável, mas passou agora a ser completamente dependente deste tipo de energia. Deste novo contrato, cerca de 65 por cento do fornecimento de eletricidade provém de energia hidroelétrica, enquanto o restante provém de energia solar, energia eólica e outras fontes renováveis.

Desde 2008 que a marca tem vindo a fazer alterações nas suas fábricas para atingir as suas metas ambientais, tendo a fábrica de motores em Skövde, na Suécia, sido a primeira da Volvo a atingir a neutralidade de emissões de carbono em 2018. Também na fábrica de Ghent, na Bélgica, foram feitas mudanças, tendo sido instalados 15 mil painéis solares.

Outra das metas da empresa é alcançar 50 por cento das vendas globais de automóveis totalmente elétricos até 2025, e esperam que o restante das vendas seja de veículos híbridos.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.