Aplicação para cálculo da pegada ecológica vence Desafio Empresarial

A aplicação tem duas componentes principais: o cálculo da pegada ecológica do utilizador, através de um mecanismo de gestão de dispositivos e respetivas utilizações/consumos; e uma rede social ecológica, vocacionada para a partilha de conteúdos relacionados com o meio ambiente. 

O utilizador será motivado a utilizar a aplicação através de desafios pessoais (nomeadamente que incitem à diminuição da pegada ecológica) e de desafios sociais (que incitem o jogador a ser ativo socialmente, através de partilhas de conteúdos, comentários, etc.). 

Para utilizar a aplicação é apenas necessário o utilizador ter um dispositivo móvel Android. 

A utilização é gratuita mediante registo, que se torna necessário para a criação do perfil de utilizador e sua identificação na rede social. Este registo pode ser feito através do mecanismo tradicional (username/password) ou através das três maiores redes sociais (i.e. facebook, google+, twitter).

Caso a avaliação da pegada ecológica seja positiva, serão atribuídas “medalhas” de recompensa. A solução Think Green passa por uma estratégia de gamification, uma tendência do marketing que usa mecanismos ou elementos de jogos para resolver problemas práticos.

Sobre o 1º Desafio Empresarial da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto

O tema na base dos projetos concorrentes ao 1º Desafio Empresarial da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, que envolveu 25 estudantes e docentes, foi a ‘União da Energia e Clima’, uma das 10 prioridades da Comissão Europeia.

Pretendeu-se, com este desafio, trabalhar os domínios das alterações climáticas e efeitos de estufa, tendo em conta o Acordo de Paris (COP21), cujo objetivo principal é travar o aquecimento global em, pelo menos, 2 graus celsius até 2030. Neste sentido, os participantes conceberam aplicações multimédia que pudessem contribuir para a sensibilização dos cidadãos na adoção de práticas mais ecológicas e sustentáveis, no uso de energias limpas e na redução das emissões de dióxido de carbono. Os protótipos apresentados pelas equipas tiveram como principais objetivos desenvolver soluções que, de forma criativa e pouco invasiva, ajudassem a calcular a pegada ecológica dos utilizadores, além de auxiliarem na escolha de um veículo ou eletrodoméstico que melhor se adequasse às necessidades e consumos diários do consumidor, ou até mesmo no ato de reportar crimes ambientais e informar as entidades competentes.

A equipa Think Green recebeu um prémio de 500 euros atribuídos pelo Europe Direct do Tâmega e Sousa, um organismo oficial de informação europeia que, através dos seus centros de informação locais, pretende atuar como intermediário entre os cidadãos e a União Europeia e que participou neste 1º desafio.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.