Vinte e seis albufeiras com 80% da capacidade de água

  • 02 março 2023, quinta-feira
  • Água

Vinte e seis das 59 albufeiras monitorizadas no final de fevereiro tinham disponibilidades superiores a 80 por cento do volume total, enquanto nove apresentavam valores inferiores a 40 por cento, divulgou o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

De acordo com os dados da SNIRH, no último dia do mês de fevereiro e comparativamente ao último dia do mês anterior verificou-se uma descida em nove e um aumento do volume armazenado em três bacias hidrográficas.

A bacia do Barlavento algarvio, com 13,1 por cento, apresentava no final de fevereiro a menor quantidade de água armazenada. A média de armazenamento para o mês de fevereiro na bacia do Barlavento é de 73,8 por cento, segundo o SNIRH.

Com menor disponibilidade de água estavam também as bacias do Mira (36,8 por cento), Arade (41,5 por cento) e Sado (58,9 por cento).

Já as bacias do Guadiana (85,8 por cento), Tejo (85,7 por cento), Douro (80,7 por cento), Oeste (80,2 por cento), Cávado e Lima (78,1 por cento), Mondego (66,5 por cento) e Ave (64,7 por cento) eram as que tinham os níveis mais elevados.

Os armazenamentos de fevereiro de 2023 por bacia hidrográfica apresentam-se superiores às médias de armazenamento de fevereiro (1990/91 a 2021/22), exceto para as bacias do Ave, Mondego, Sado, Mira, Ribeiras do Algarve e Arade.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.