Vila Real investe 1,5ME no combate às perdas de água

  • 12 abril 2022, terça-feira
  • Água

A Águas do Interior Norte (AdIN) vai investir 1,5 milhões de euros para combater as perdas reais de água na rede de distribuição do concelho de Vila Real, anunciaram a empresa e a câmara.

“Eficiência é poupar água. É consumirmos apenas o que for necessário e aquilo que for necessário que seja bem medido, bem controlado para que, de facto, só paguemos aquilo que temos necessidade de consumir”, afirmou em conferência de imprensa o presidente do conselho de administração da AdIN, Carlos Silva.

O projeto visa a “redução de perdas reais de água distribuída na rede”.

Carlos Silva referiu que ainda há “perdas significativas no universo da empresa”, que abrange oito municípios, e que, apesar de Vila Real já estar “num patamar de eficiência bom”, que anda à volta dos 22 por cento, pretende-se “reduzir mais a percentagem de perdas”.

Para o efeito, neste concelho vão ser investidos 1,5 milhões de euros na implementação de pontos de medição, maioritariamente à saída dos reservatórios de distribuição, e na instalação de industrialização e acessórios de controlo em falta nos reservatórios.

“Para percebermos quais são os locais onde está a haver perdas, roturas, para rapidamente intervirmos. Até agora a resposta era depois do problema acontecer, estes sistemas permitem-nos antecipar e detetar as roturas, mesmo não sendo visíveis”, explicou.

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, lembrou que Vila Real tinha “43 por cento a 44 por cento de níveis de perdas em 2015 e, neste momento, está nos 22 por cento”.

Em consequência, o autarca apontou problemas ambientais, porque a água é um bem cada vez mais escasso, e económicos para as empresas que compram a água em alta e depois fazem a sua distribuição em baixa.

Carlos Silva frisou que o objetivo deste investimento na eficiência é conseguir “baixar o preço cobrado aos cidadãos pelo bem”, ou seja, pela água.

A obra em Vila Real foi consignada ao consórcio das empresas HIDMA – Hidráulica e Automação e Amydra Construções e a o prazo de execução é de um ano.

O conjunto de candidaturas da eficiência hídrica na área de intervenção da AdIN prevê investimentos na ordem dos 14 milhões de euros, estando atualmente a decorrer obras no valor de 6,5 milhões de euros.

A Águas Interior Norte começou a sua atividade em 2020 e junta os municípios de Vila Real, Santa Marta de Penaguião, Mesão Frio, Sabrosa, Murça e Peso da Régua (distrito de Vila Real), ainda Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta (distrito de Bragança).

O concelho, segundo Rui Santos, “deu um salto” na taxa de cobertura de saneamento de 63 por cento (2013) para os 81 por cento, com um investimento na ordem dos 20 milhões de euros.

“Temos neste momento, já com a AdIN, um investimento a decorrer de cerca de dez milhões de euros que nos levará aos 84 por cento, isto é, a ficar dentro da média nacional de taxa de cobertura de saneamento”, referiu.

Mas, acrescentou, o objetivo “é ir mais longe” e no plano de investimentos da empresa está previsto um investimento de mais 4,5 milhões de euros na área do saneamento e 5,5 milhões de euros na área da eficiência hídrica.

“Com estes dois investimentos queremos, por um lado, diminuir as perdas de água abaixo dos 20 por cento e, por outro lado, aumentar a taxa de cobertura de saneamento até aos 89 por cento”, salientou o autarca.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.