Valorpneu procura soluções para valorizar pneus em fim de vida

FOTO IMTHAZ AHAMED/UNSPLASH
A Valorpneu, em parceria com a consultora Beta-i, deu início à 3ª edição do programa de inovação NextLap, denominado NextLap Tech Hub. O programa, que tem como foco a incorporação de borracha de pneus em fim de vida, evolui a partir das edições anteriores, que reuniram soluções com o objetivo de promover a sustentabilidade no setor.
Lançado em 2021, o NextLap 1.0 foi um projeto de Inovação Aberta que reuniu soluções, a nível internacional, para integrar a borracha de pneus reciclados em novos produtos. A segunda edição, o NextLap 2.0, foi um programa de aceleração focado na identificação de soluções globais e na agilização de sua entrada no mercado. Até agora, foram desenvolvidas 13 soluções de start ups e PME de 8 setores em 6 países.
O NextLap Tech Hub, que sucede as edições anteriores, divide-se em três etapas complementares: Inovação Aberta, Sistemas de Inovação e Ecossistemas de Negócio. A Inovação Aberta visa o desenvolvimento de soluções, os Sistemas de Inovação asseguram a sua viabilidade e os Ecossistemas de Negócio ajudam a introduzir esses produtos no mercado. O programa pretende reduzir o desperdício, maximizar a utilidade dos pneus e minimizar o impacto ambiental, encerrando o ciclo de vida dos pneus e transformando-os em produtos sustentáveis.
Em comunicado de imprensa a Valorsul, afirma que mais de 3,5 milhões de toneladas de pneus são descartadas na Europa e cerca de 30 milhões no mundo. Destes, apenas 25 % são reciclados, o que “torna o NextLap num projeto de extrema necessidade”.
O programa tem como objetivo viabilizar produtos recicláveis derivados dos pneus, como materiais para isolamento de edifícios, solas de sapato, pisos e peças para capacetes, promovendo a circularidade dos pneus e a redução do impacto ambiental.
Outros artigos que lhe podem interessar