UE canaliza 183 milhões para promover agricultura sustentável

A União Europeia (UE) decidiu canalizar 182,9 milhões de euros em 2021 para promover produtos agroalimentares europeus, com destaque para a agricultura sustentável.

“Em 2021 foi afetado à promoção dos produtos agroalimentares da UE, dentro e fora do seu território, um total de 182,9 milhões de euros. O programa de trabalho sobre a política de promoção presta uma atenção especial à promoção dos produtos e métodos agrícolas que contribuem mais diretamente para a realização dos objetivos do Pacto Ecológico Europeu, dando prioridade aos produtos biológicos, às frutas e produtos hortícolas e à agricultura sustentável”, lê-se em comunicado de imprensa divulgado pela Comissão Europeia.

De acordo com o mesmo documento, a política da UE em matéria de promoção dos produtos agroalimentares visa intensificar a concorrência neste setor, tirando partido da expansão dos mercados agroalimentares mundiais e promovendo um maior conhecimento dos elevados padrões em vigor no setor agrícola da UE, nomeadamente a nível de qualidade e de sustentabilidade.

No próximo ano será criado um novo quadro para a política de promoção, tal como previsto na estratégia “do prado ao prato”.

Para o comissário da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski, as normas de qualidade e segurança da agricultura europeia são conhecidas em todo o mundo, sendo agora necessário uma aposta na sustentabilidade.

“A agricultura sustentável trouxe benefícios tanto para os produtores, graças à valorização dos seus produtos, como para os consumidores, que exigem, cada vez mais, alimentos de origem sustentável”, referiu o comissário.

“A nossa política de promoção, que tem ajudado os produtores da UE a sensibilizar o público, dentro e fora da UE, para os seus produtos, passará doravante a ser um instrumento essencial para promover uma agricultura sustentável e conforme aos objetivos do Pacto Ecológico”, acrescentou.

Segundo Janusz Wojciechowski, o orçamento de 2021 para a política de promoção reflete os objetivos da UE “cada vez mais ambiciosos”, na perspetiva da revisão, no próximo ano, do quadro estratégico. “É essencial que mantenhamos esse orçamento ao longos dos próximos anos, a fim de que a política de promoção possa continuar a contribuir para a realização dos objetivos do Pacto Ecológico”, concluiu o comissário.

Campanhas pretendem informar sobre a agricultura biológica e sustentável

De acordo com o comunicado divulgado, quase metade do orçamento (86 milhões de euros) destina-se a financiar campanhas que contribuam, mais diretamente, para a realização dos objetivos do Pacto Ecológico Europeu e, em particular, para a estratégia “do prado ao prato”.

Essas campanhas visam, nomeadamente, informar os consumidores na Europa e no resto do mundo sobre a agricultura biológica, a agricultura sustentável da UE e o papel que o setor agroalimentar desempenha a nível da ação climática e da proteção do ambiente.

As campanhas selecionadas terão por objetivo sensibilizar o público para estes tipos de agricultura e contribuir para um maior reconhecimento do rótulo biológico. Além disso serão financiadas, no interior da UE, campanhas destinadas a promover uma alimentação saudável e regimes alimentares equilibrados, graças a um aumento do consumo de frutas e de produtos hortícolas frescos.

Um outro objetivo das campanhas consistirá em chamar a atenção para as elevadas normas de segurança e qualidade, bem como para a diversidade e características tradicionais dos produtos agroalimentares da UE, o que passa por uma promoção de regimes de qualidade a nível da UE.

Por último, no que diz respeito às campanhas realizadas fora da UE, é atribuída prioridade aos mercados com um elevado potencial de crescimento, como o Japão, a Coreia do Sul, o Canadá e o México.

“Prevê-se que as campanhas selecionadas contribuam para intensificar a concorrência e o consumo dos produtos agroalimentares da UE, bem como para aumentar a sua visibilidade e a sua parte de mercado nos países visados”, lê-se no comunicado.

Os convites à apresentação de propostas para as campanhas de 2021 serão publicados em janeiro desse ano. A apresentação de propostas e de pedidos de financiamento está aberta a organizações comerciais, organizações de produtores e grupos agroalimentares responsáveis pelas atividades de promoção.

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