Tubos para bombas peristálticas
Os tubos PureWeld XL da Watson-Marlow Fluid Technology Group (WMFTG) oferecem uma maior vida útil e consistência de fluxo constante, superando os desafios técnicos associados ao bioprocessamento contínuo, revela um estudo levado a cabo pela própria WMFTG. Os resultados sugerem uma vida útil significativamente mais longa e um fornecimento de fluxo sustentável para bombas peristálticas em comparação com tubos de TPE (elastómero termoplástico) da concorrência.
O processamento contínuo tem o potencial de aumentar consideravelmente a eficiência da produção de medicamentos biológicos, reduzindo os custos associados e, consequentemente, o preço dos produtos farmacêuticos, explica a empresa em comunicado. Para que tal seja possível, todos os componentes de utilização única têm de ter a capacidade de manter a integridade durante longos ciclos de produção, que poderão totalizar 90 dias. Assim, os tubos para bombas peristálticas de utilização única devem não só proporcionar vidas úteis mais longas para as bombas, como também permitir manter um fluxo consistente durante o processo de transferência de fluidos ao longo de todo processamento, apresentando simultaneamente resistência ao desgaste dinâmico.
No estudo recente realizado pela WMFTG, o PureWeld XL foi comparado com dois tipos de tubos de TPE reconhecidos no setor para testar o desempenho de bombas em termos de pressões de descarga elevadas, vida peristáltica e estabilidade do fluxo. O PureWeld XL apresentou uma vida útil média de 293 horas, em comparação com as 119 e 10 horas dos dois produtos concorrentes. Também manteve um fluxo constante ao longo de toda a vida útil enquanto, os outros tipos de tubos apresentaram uma redução drástica do fluxo após algumas horas.
Para Chris Palmer, gestor de produto - tubos na WMFTG, "este estudo confirma a necessidade de os fabricantes de medicamentos considerarem a vida útil e a qualidade de todos os componentes durante a conceção de sistemas de bioprocessamento contínuo”. O responsável acrescenta ainda que “a crescente adoção de tecnologias de utilização única no bioprocessamento aumentou significativamente a importância dos tubos enquanto componentes do processo de produção”.
O estudo pode ser consultado em https://www.watson-marlow.com/gb-en/range/tubing/pureweld/Continuous-processing-How-to-manage-the-technical-challenge/
Artigo publicado na edição nº119 da Indústria e Ambiente
Outros artigos que lhe podem interessar