Trofa é o município onde se desperdiça menos água em Portugal

  • 21 fevereiro 2023, terça-feira
  • Água

Trofa é o concelho onde se desperdiça menos água, segundo dados divulgados pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) que mostram que o concelho da Trofa se mantém na liderança da gestão eficiente do abastecimento de água.

Os dados dizem respeito a 2021 e demonstram que, a nível nacional, a Trofa lidera o ranking com uma taxa de desperdício de água nas redes de abastecimento de apenas 9,7 por cento. Já a Câmara de Vila Nova de Cerveira é aquela que registou maior taxa de desperdício de água, com 85,3 por cento.

Em 2021, a média do país situou-se nos 28,8 por cento, correspondentes a 237 mil milhões de litros de água por ano, valor que se mantém relativamente constante há mais de uma década.

Segundo o mais recente relatório da ERSAR, 45 municípios portugueses têm perdas acima dos 50 por cento e 19 não fazem sequer a medição dos resultados.

O indicador “Água Não Faturada” engloba, essencialmente, as perdas geradas por fugas, roturas, derrames em reservatórios ou outras ineficiências que fazem com que a água que entra nas condutas nunca chegue a ser consumida e que representam cerca de 74 por cento do total.

Somam-se ainda as perdas comerciais que acontecem junto do consumidor e envolvem consumos ilícitos (roubos ou desvios de água) ou mesmo de deficiente contabilização dos consumos devido a contadores obsoletos.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.