Transição Energética e Transformação Industrial – O Estudo de Caso Hychem

Descarbonização e digitalização, os dois DD da modernidade, configuram a resposta imperativa às alterações climáticas e a evolução rumo a um novo modelo económico, mais sustentável.

Estas megatendências representam tremendos desafios, visto serem disruptivas dos mercados de produção e de trabalho, e obrigarem à mudança de comportamentos e hábitos de consumo, mas devem, ao mesmo tempo, ser enfrentadas com entusiasmo, por traduzirem reais oportunidades de mudança para uma economia mais “verde” e de maior partilha.

Transição energética, economia circular, soluções de mobilidade inteligente, alternativas baseadas na bioeconomia, avanços nas tecnologias e nas ciências da vida são sinais claros da 4.ª revolução industrial, movida pelo crescente recurso às energias renováveis e pela transformação digital.

O combate à mudança climática já está, aliás, integrado na estratégia das empresas responsáveis – aquelas, como a HyChem, que se comprometem com o Acordo de Paris sobre o clima e, no setor energético, com as metas do Roteiro para a Neutralidade Carbónica, designadamente a ambição de 80% do mix energético ter origem em fontes renováveis até 2050.

Na presente era de incerteza – em que a uma pandemia global se soma uma guerra de consequências trágicas no leste da Europa – resta-nos, mesmo assim, a certeza de que a descarbonização das indústrias, através da aplicação de soluções de eficiência energética, do recurso a energias renováveis e da captura ou compensação das emissões, é já uma realidade objetiva e crescente.

O Perfil da Hychem

A HyChem - Química Sustentável, SA (antiga Solvay Portugal), localizada na margem direita do Tejo, junto à cidade de Póvoa de Santa Iria, é uma empresa química especializada na produção de clorato de sódio, substância essencial ao setor da Pasta e Papel, e de hidrogénio, que fornece principalmente à Solvay Peróxidos, com a qual opera em simbiose industrial.

Atua no mercado sob a assinatura “a energia está em nós”, que reflete tanto a sua natureza eletrointensiva como o seu propósito de mudança: a HyChem procura integrar fontes de energia renovável, práticas de economia circular e soluções de sustentabilidade, ambicionando tornar-se um modelo na transformação industrial. (...)

Arlindo CarvalhoChief Operations Officer Hychem

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº133 mar/abr 2022, dedicada ao tema 'Energia:Novos recursos para a Indústria'

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.