Tijolos que poderão armazenar energia em desenvolvimento

Segundo um estudo da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, os tijolos podem ser convertidos em unidades de armazenamento de energia que podem ser carregadas para armazenar eletricidade, tal como uma bateria.

O tijolo, um dos materiais de construção mais baratos e utilizados do mundo, raramente foi considerado para outro uso que não em paredes e edifícios. Mas agora, investigadores da Universidade de Washington desenvolveram um método para fazer ou modificar “tijolos inteligentes” que podem armazenar energia até que esta seja necessária para carregar dispositivos.

“O nosso método funciona com tijolos normais ou reciclados, e podemos fazer os nossos próprios tijolos também”, disse o professor de química que está envolvido no projeto, Julio D'Arcy.

Para os investigadores, as paredes e os prédios de tijolos, que já ocupam muito espaço, poderiam ser melhor aproveitados se fosse dado aos tijolos um propósito adicional para armazenamento de energia elétrica.

D'Arcy e colegas mostrou como converter tijolos vermelhos num tipo de dispositivo de armazenamento de energia chamado ‘supercapacitor’.

“Neste trabalho, desenvolvemos um revestimento do polímero condutor PEDOT, que é composto por nanofibras que penetram na rede porosa interna de um tijolo; um revestimento de polímero permanece preso num tijolo e serve como uma esponja de íons que armazena e conduz eletricidade”, explicou D’Arcy.

O pigmento vermelho dos tijolos - óxido de ferro ou ferrugem - é essencial para desencadear a reação de polimerização. Os cálculos dos autores sugerem que as paredes feitas de tijolos que armazenam energia podem armazenar uma quantidade substancial de energia.

“Os tijolos revestidos com PEDOT são blocos de construção ideais que podem fornecer energia para iluminação de emergência”, salientou D’Arcy. “Imaginamos que isso pode ser uma realidade quando se conecta os nossos tijolos com células solares. Os tijolos permitiriam alimentar a iluminação de emergência por cinco horas. Vantajosamente, uma parede de tijolos que serve como ‘supercapacitor’ pode ser recarregada centenas de milhares de vezes numa hora”.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.