Tetra Pak lança novas soluções com vista à redução de resíduos

A Tetra Pak anunciou o lançamento do seu portefólio de soluções de embalagens com tampa integrada, como medida para melhorar a reciclagem e a sustentabilidade dos seus produtos.

“Tendo sempre presente o objetivo de fabricar a embalagem de cartão para alimentos mais sustentável do mundo, esta novidade traz um conjunto de vantagens para os fabricantes de produtos alimentares e bebidas, bem como para os consumidores”, lê-se no comunicado divulgado pela Tetra Pak.

O facto de a embalagem ter a tampa integrada permitirá melhorar a sua reciclagem ao evitar que esta se perca durante o processo de recolha e processamento. Esta solução irá também possibilitar uma redução da pegada de carbono, pois está previsto que as tampas da Tetra Pak sejam fabricadas com polímeros de origem vegetal, aumentando o conteúdo renovável das embalagens.

Em simultâneo, a Tetra Pak está a acelerar a expansão da sua oferta de palhinhas de papel no mercado, promovendo a utilização de materiais renováveis, com baixa emissão de carbono, em toda a sua oferta de soluções de embalagens, informou ainda a fabricante de embalagens.

“Estes feitos são um marco muito importante no nosso trajeto para desenvolvermos a embalagem para alimentos mais sustentável do mundo: uma embalagem fabricada totalmente a partir de materiais renováveis ou reciclados, que seja completamente reciclável e neutra em carbono. O nosso lema, ‘PROTEGE O QUE É BOM’, aliado ao nosso compromisso ambiental, permite que proporcionemos aos nossos clientes produtos inovadores, que satisfaçam as exigências em constante mudança da sociedade atual”, declarou o vice-presidente executivo de Soluções de Embalagens e Operações da Tetra Pak, Lars Holmquist.

De acordo com Lars Holmquist, atualmente cerca de 32 por cento das embalagens de plástico não estão a ser recolhidas para reciclagem, tratando-se de um material que pode demorar centenas de anos a degradar-se.

“Na Tetra Pak, centramo-nos na reciclagem das nossas embalagens de cartão desde a fase inicial de conceção e design da própria embalagem. Assumimos o compromisso de investir aproximadamente cem milhões de euros por ano, durante os próximos cinco a dez anos, para o desenvolvimento de soluções de embalagens mais sustentáveis. Isto inclui investir em alternativas para substituir o plástico de origem fóssil das nossas embalagens, e em soluções para evitar a produção de resíduos”, afirmou o responsável da Tetra Pak.

“Assim, trabalhamos para maximizar a utilização de materiais renováveis nas nossas embalagens, provenientes de fontes responsáveis. Responder às necessidades relacionadas com a reciclagem é um fator essencial, não apenas para uma maior sustentabilidade, mas também para garantirmos uma maior disponibilidade e segurança dos alimentos para os consumidores”, acrescentou.

Estas novidades são também fundamentais para que os clientes da Tetra Pak na Europa estejam preparados para cumprir com o estipulado na Diretiva relativa aos Plásticos de Utilização Única. Esta diretiva cumpre um papel importante na estratégia de redução de plásticos implementada pela União Europeia, bem como no seu plano de ação para avançar em prol da economia circular.

Tendo apenas em conta o mercado europeu, a implementação de tampas integradas nas embalagens transformará mais de mil linhas de produção de embalagens da Tetra Pak, o que significa uma modificação do sistema de abertura de mais de 20 mil milhões de embalagens na Europa, uma alteração que, de acordo com a fabricante, ocorrerá em apenas três anos.

Ao total, a Tetra Pak desenvolveu 40 embalagens diferentes com tampas integradas. Adicionalmente, está previsto que todas as novas tampas sejam compostas por materiais de origem vegetal, totalmente renováveis.

A primeira solução a ser lançada no mercado será a HeliCap 26 Pro: uma tampa com um novo conceito de sistema de abertura, que se baseia num formato de desenroscar e com uma dobradiça de bloqueio automático, que “assegura a proteção dos alimentos e oferece comodidade para utilização doméstica”.

De acordo com a Tetra Pak, “o seu mecanismo de abertura e fecho já é popular entre os consumidores, o que demonstra que esta solução tem múltiplos benefícios, para além de cumprir com os requisitos legislativos”.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.