Terá a Pandemia criado a Oportunidade desta geração?

  • 01 setembro 2021, quarta-feira
  • Gestão

Sempre me impressionaram as pessoas com grande visão e, sobretudo, grande sentido pragmático! É o caso de Bill Gates.

Vem isto a propósito do seu novo livro “Como evitar um desastre climático” do qual retive três conclusões: (i) a constatação de que, por maior que seja o esforço de descarbonização nos chamados países ricos, isso não será suficiente para estancar o processo, (ii) a constatação de que uma redução das emissões atuais para um patamar mais baixo (menos 20, 30 ou 50%, por exemplo), também não será suficiente, dado o passivo acumulado e ainda, (iii) o facto de devermos aprender com a experiência colaborativa entre países e empresas criada durante a pandemia.

O autor acredita que, com a ajuda da tecnologia conhecida e da que resultará do conhecimento científico em desenvolvimento, é possível eliminar as emissões de gases com efeito de estufa, a tempo de evitar “um desastre climático”, se forem tomadas e assumidas determinadas decisões. E na sequência destas conclusões, propõe um “plano” que os governos, as empresas e os cidadãos deveriam seguir para, em conjunto, atingirem o objetivo. (...)

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº129 jul/ago 2021

Pedro Mendes

Consultor/Economista

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@industriaeambiente.pt

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.