Tejo Atlântico e Universidade Nova celebram protocolo de colaboração

  • 03 maio 2021, segunda-feira
  • Água

A Águas do Tejo Atlântico e a Universidade Nova de Lisboa celebraram um protocolo que visa aprofundar a relação existente, reforçando a ligação empresa–comunidade científica, abrangendo novas áreas como a Educação, a Investigação e a Sustentabilidade, no dia em que foi anunciado publicamente o projeto do novo Campus de Campolide da Universidade.

O protocolo, que abrange as áreas da educação, através da realização de estágios curriculares, teses de mestrado e doutoramento, formação de quadros da Águas do Tejo Atlântico, formação e/ou consultoria em áreas técnicas, da engenharia, incluindo civil, mecânica e do ambiente, em novas tecnologias, foi celebrado no passado dia 27 de abril.

Também no capítulo da investigação serão desenvolvidos trabalhos conjuntos na área das ciências sociais sobre a perceção de utilização de água e biolamas, entre outras, com destaque para a Indústria 4.0, que agrega tecnologias e métodos disruptivos como os da Data Science, da Advanced Analytics, da Cloud Computing, ou para implementação da Internet of Things.

O terceiro ponto deste protocolo está relacionado com a Sustentabilidade, com o desenvolvimento de ações conjuntas para estudar a viabilidade de implementação de projetos de utilização de água reciclada para rega nos vários campi da Universidade, nomeadamente no Campus de Campolide.

Neste âmbito, foram consideradas também a articulação de candidaturas conjuntas a projetos nacionais e internacionais em temas relativos à sustentabilidade, projetos conjuntos no domínio da otimização do processo de tratamento de águas residuais, com o objetivo de contribuir para a eficiência energética e a redução dos custos de exploração.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.