Propostas tarifas de gás natural para o período julho 2018-junho 2019

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) apresentou uma proposta de tarifas para o gás natural para vigorar entre julho de 2018 e junho de 2019.

Para clientes finais, a ERSE propõe a seguinte variação:

Baixa pressão com consumo = 10 000 m3 /ano: -0,2 por cento

Baixa pressão com consumo > 10 000 m3 /ano : -4,2 por cento

Média pressão: -5,2 por cento.

Já no que à tarifa social diz respeito, os consumidores beneficiários terão um desconto de 31,2 por cento sobre as tarifas transitórias de venda a clientes finais.

Para a tarifa de acesso às redes propõe-se a seguinte variação:

Baixa pressão com consumo = 10 000 m3 /ano: -0,1 por cento

Baixa pressão com consumo > 10 000 m3 /ano: -7,2 por cento

Média pressão: -17,5 por cento

Alta pressão: -49,7 por cento

Apenas estão sujeitos às variações propostas apenas os utilizadores que permanecem no comercializador de último recurso, o que representa uma parcela reduzida, dado o processo de liberalização do mercado.

A ERSE aconselha os consumidores a procurarem potenciais poupanças na fatura de gás natural junto dos comercializadores em mercado, onde as tarifas de gás natural aplicáveis serão as definidas no respetivo contrato. Para auxiliar o consumidor, a ERSE disponibiliza um simulador de ofertas comerciais de gás natural de modo a facilitar o exercício de escolha da oferta mais vantajosa.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.