Município de Tábua substitui mil luminárias por led até final do ano

  • 01 setembro 2022, quinta-feira
  • Energia

O município de Tábua, no norte do distrito de Coimbra, vai substituir mil luminárias da iluminação pública, cerca de 45 por cento do total, por outras de tecnologia ‘led’, até ao final do ano.

De acordo com a informação da autarquia, a intervenção insere-se no Plano Diretor de Iluminação Pública, aprovado em reunião do executivo municipal, e resulta de uma auditoria energética realizada em todo o concelho.

O “levantamento rigoroso da rede de iluminação pública” de Tábua, “com o objetivo de promover um aumento da eficiência energética”, deve-se ao “significativo aumento dos preços da eletricidade” e à “necessidade de reduzir a fatura de eletricidade do município”.

Para além da instalação das luminárias ‘led’, o Plano inclui uma “mais adequada distribuição da rede existente” e a adoção de tecnologia “que visa a rentabilização da iluminação de acordo com as necessidades de utilização”.

Embora o valor do investimento não tenha sido anunciado, a autarquia frisou que “já está garantida por parte da E-Redes” a substituição das mil luminárias até ao final do ano, “passando esta tecnologia a representar cerca de 45 por cento das luminárias instaladas”.

Na nota, o presidente da Câmara, Ricardo Cruz, argumentou que, “num momento em que a sustentabilidade ambiental constitui uma preocupação da sociedade, é determinante que, a nível local, se adotem soluções que contribuam para a alcançar”.

Ao mesmo tempo, promovem-se “significativas poupanças a nível financeiro para o próprio município, sendo esta uma iniciativa a replicar por famílias e empresas, transformando Tábua num exemplo de promoção de medidas de mitigação dos efeitos das alterações climáticas”, sublinhou o autarca.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.