Tábua beneficia de investimento de 1,2ME em saneamento

  • 12 outubro 2022, quarta-feira
  • Água

A Associação de Municípios para o Sistema Intermunicipal de Águas Residuais (AINTAR) vai investir cerca de 1,2 milhões de euros na rede de drenagem de águas residuais de Venda da Esperança, Balocas e Valongo, no concelho de Tábua.

Trata-se de “uma obra bastante solicitada pelos munícipes há muito tempo e, portanto, vai ser uma realidade que vai servir aquela população toda, que não tinham saneamento e que passam a ter”, revelou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz.

O contrato de adjudicação da empreitada foi assinado no dia 21 de setembro, nos Paços do Concelho, pelo presidente do conselho de administração da AINTAR e pelos representantes da empresa adjudicada, estando neste momento a aguardar o visto do Tribunal de Contas.

Esta obra deverá estar concluída até dezembro de 2023.

A intervenção realizada pela AINTAR, que agrega os Municípios de Carregal do Sal, Santa Comba, Tábua e Tondela, dos distritos de Viseu e Coimbra, tem um custo superior a 1,2 milhões de euros, e é comparticipada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

De acordo com os dados da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Saneamento (ERSAR), o autarca afirmou que neste momento o Município de Tábua, no distrito de Coimbra, tem uma rede de cobertura de saneamento de 68 por cento.

Ricardo Cruz deu ainda nota de que os investimentos da AINTAR no concelho de Tábua ascendem os 1,5 milhões de euros.

A associação vai investir cerca de 1,2 milhões de euros na rede de drenagem de águas residuais de Venda da Esperança, Balocas e Valongo, cerca de 340 mil euros na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Touriz, assim como na compra de uma cisterna para limpa-fossas, de seis mil litros, no valor de dez mil euros.

De acordo com o autarca, a taxa de cobertura do saneamento básico no concelho de Tábua atingirá os 79 por cento após a entrada em funcionamento dos sistemas de drenagem de águas residuais e as ETAR de Espariz e Carragosela; Sinde; Meda De Mouros, Bogalhas e Pinheiro de Coja; Espadanal, Lageosa e Vila Seca; Vale de Taipa, Babau e Sevilha, cujas intervenções estão em fase de conclusão.

Ao nível da taxa de cobertura de saneamento, “Tábua é o sexto melhor [município]” do distrito de Coimbra, concluiu, com base nos dados da ERSAR, Ricardo Cruz.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.