SMAS de Sintra conclui ETAR da Cabrela

  • 30 janeiro 2023, segunda-feira
  • Água

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra concluíram a construção da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Cabrela no âmbito da aposta na expansão da rede de saneamento.

A nova ETAR é o resultado de um investimento de 660 mil euros e vai beneficiar cerca de 900 pessoas.

A nova infraestrutura localiza-se a sul das povoações de Silva, Faião e Cabrela e a norte de Casais de Cabrela, ocupando uma área de implantação de 2 545 metros quadrados.

A solução de tratamento adotada é a biomassa em suspensão, por lamas ativadas em vala de oxidação, com as águas residuais tratadas a serem encaminhadas para um afluente da Ribeira de Cabrela, através da construção de um coletor de ligação da ETAR à linha de água.

Para tornar operacional todo o sistema, a empreitada de construção das redes de drenagem de águas residuais domésticas de Silva, Faião, Cabrela e Casais de Cabrela (União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem), encontra-se também em fase de conclusão, no valor de 1 600 000 euros.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.