SMAS melhoraram eficiência da rede de abastecimento de água

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra estão a reabilitar o Reservatório da Amoreira, em São João das Lampas, e a remodelar a respetiva conduta distribuidora, num investimento de 300 mil euros.

A intervenção decorre das diversas patologias do Reservatório da Amoreira, que é constituído por duas células semi-enterradas, com capacidade de 175 metros cúbicos cada.

Os trabalhos contemplam a impermeabilização interna das células – cobertura, paredes e fundo –, a impermeabilização exterior da cobertura das células e câmara de manobras, assim como a intervenção ao nível do revestimento exterior das fachadas e dos revestimentos interiores da câmara de manobras e salas anexas.

De acordo com os SMAS de Sintra, a empreitada, que tem a duração de seis meses, implica o desvio da conduta de saída do reservatório, atualmente implantada em terrenos particulares, com a existente a ser colocada fora de serviço.

As obras compreendem um prolongamento da rede existente, que permitirá a ligação das condutas na Rua Principal e na Rua da Lomba e possibilitará o abastecimento a Odrinhas, Alvarinhos, até ao Pobral. Será instalada uma conduta DN 200 mm em PEAD (Polietileno de Alta Densidade), numa extensão de cerca de 640 metros.

O abastecimento alternativo será efetuado através da rede de abastecimento de Godigana, com a instalação temporária de uma válvula redutora de pressão, no cruzamento da Rua da Pedra D’Oira com o caminho de acesso ao reservatório.

Estes serviços municipalizados estão a investir, durante o triénio 2019/2021, mais de 50 milhões de euros na gestão e inovação dos sistemas de água e resíduos.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.