Situação de seca meteorológica aumentou em março

  • 12 abril 2023, quarta-feira
  • Água

A situação de seca meteorológica aumentou em Portugal continental durante o mês de março, piorando na região sul, segundo o último boletim climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A 31 de março, 48 por cento do território encontrava-se em seca meteorológica, enquanto no último dia de fevereiro a percentagem era de 28 por cento.

De acordo com o IPMA, verificou-se um aumento da intensidade da seca meteorológica na região sul, destacando-se os distritos de Setúbal e Beja e alguns locais do sotavento algarvio, que se encontram na classe de seca severa.

Por outro lado, verificou-se na região Norte e Centro uma diminuição das classes de chuva e alguns locais da região Nordeste já se encontravam na classe de seca fraca, no último dia do mês.

No final de março, 24 por cento do território estava na classe normal, 23,7 por cento em seca fraca, 15,5 por cento em chuva fraca, 14,2 por cento em seca moderada, 10,2 por cento seca severa e 2,4 por cento em chuva moderada.

O IPMA reforçou que no final de março os valores de percentagem de água no solo apresentavam uma diminuição significativa em todo o território, com exceção do litoral Norte onde se verificou um aumento nos distritos de Viana do Castelo, Braga e parte do distrito de Vila Real.

O instituto classifica em nove classes o índice meteorológico de seca, que varia entre “chuva extrema” e “seca extrema”.

Além do índice de seca, o Boletim Climatológico do IPMA indicou que o mês de março classificou-se como quente e seco.

Os valores médios da temperatura média, da máxima e da mínima foram em março superiores ao normal.

No que diz respeito à precipitação, o IPMA adiantou que o valor médio da quantidade de precipitação em março, 47,9 milímetros, corresponde a 78 por cento do valor normal.

Durante o mês ocorreram valores de precipitação mais significativos na primeira quinzena do mês e em especial na região Litoral Norte e Centro.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.