Sistema Eletroprodutor do Tâmega inaugurado hoje

  • 18 julho 2022, segunda-feira
  • Energia

O Sistema Eletroprodutor do Tâmega (SET), que é inaugurado a 18 de julho, contempla três barragens construídas no distrito de Vila Real e representa um investimento total de 1 500 milhões de euros.

O SET foi concessionado à espanhola Iberdrola e inclui a construção de três barragens e de três centrais hidroelétricas: Alto Tâmega, Daivões e Gouvães.

A inauguração da “gigabateria hidroelétrica do Tâmega” vai contar com uma cerimónia que conta com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e do presidente da Iberdrola, Ignacio Galán.

Serão inauguradas as centrais de Daivões (Ribeira de Pena) e de Gouvães (Vila Pouca de Aguiar), que entram agora em pleno funcionamento e onde a potência instalada é de 998 megawatts. A terceira barragem, a do Alto Tâmega, ainda não está concluída.

O complexo contará com uma potência total instalada de 1 158 megawatts, alcançando uma produção anual de 1 760 gigawatts hora, ou seja, seis por cento do consumo elétrico do país.

Trata-se do equivalente ao abastecimento de energia dos municípios vizinhos do projeto e das cidades de Braga e Guimarães, cerca de 440 mil residências.

O SET é considerado um dos maiores projetos hidroelétricos na Europa, nos últimos 25 anos, e, segundo tem sido divulgado pela Iberdrola, representa um investimento total de 1 500 milhões de euros, mobilizando, durante a construção, muitas empresas e trabalhadores.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.