Sintra distribui compostores comunitários em hortas solidárias

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) entregaram compostores comunitários nas hortas solidárias da Câmara Municipal de Sintra (CMS). A entrega dos compostores decorreu durante esta semana, em Rio de Mouro, Cacém, Monte Abraão e Pego Longo (Belas).

O projeto de compostagem doméstica e comunitária dos SMAS de Sintra “Compostagem é Reciclar e Reutilizar - Ser Melhor pelo Ambiente!” tem por objetivo sensibilizar para o aproveitamento dos restos da preparação de alimentos e da manutenção dos jardins e hortas, para a produção de um fertilizante rico em nutrientes (composto agrícola).

Para concretizar este objetivo, os SMAS de Sintra disponibilizaram gratuitamente, a munícipes e entidades, 600 compostores domésticos, com capacidade de 330 litros, e cem compostores comunitários, com capacidade de mil litros, que permitem o tratamento local dos resíduos orgânicos produzidos diariamente.

De acordo com os SMAS de Sintra, a aquisição destes equipamentos representa um investimento inicial de cerca de 50 mil euros.

“Ao potenciar a valorização dos resíduos orgânicos, o projeto visa a redução do seu encaminhamento para incineração ou aterro, mas também sensibilizar a população para a necessidade de diminuir a deposição de resíduos indiferenciados”, referiu a empresa municipal.

Os compostores domésticos serão entregues a munícipes que submetam a sua candidatura e que disponham de habitações com logradouro (terraço, jardim, quintal ou horta). Já os compostores comunitários serão atribuídos a entidades e condomínios.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.